Pular para o conteúdo principal

Neandertal falava como homem moderno

Um grupo de geneticistas e antropólogos europeus e americanos concluiu a primeira parte do sequenciamento do genoma do homem de Neandertal, o ancestral mais próximo do humano moderno, e não encontrou indícios de que tenha havido cruzamento entre as duas espécies. Ainda assim, os cientistas descobriram que nossos ancestrais podem ter sido capazes de falar assim como o homem moderno.

O sequenciamento completo do genoma de Neandertal é importante para esclarecer o processo evolutivo deste primata, desaparecido há aproximadamente 30.000 anos, e também do humano moderno. Os trabalhos devem também possibilitar a identificação das mudanças genéticas que permitiram aos primeiros humanos deixar a África para se espalhar rapidamente pelo resto do mundo, um processo que começou há cerca de 100.000 anos.

Antropólogos e geneticistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e da empresa 454 Life Sciences, uma filial do grupo suíço Roche com sede nos EUA, sequenciaram mais de um bilhão de fragmentos de DNA, extraídos de três fósseis de Neandertal encontrados na Croácia. Para isto, eles utilizaram novas técnicas, elaboradas especialmente para o projeto, coordenado pelo professor Svante Pääbo, diretor do departamento de antropologia genética do Max Planck.

Os dois grupos de pesquisadores sequenciaram, no total, mais de três bilhões de pares de base do DNA do Neandertal, o que lhes possibilitou decifrar mais de 60% do genoma do primata. Estas sequências podem ser comparadas aos genomas já sequenciados do humano e do chimpanzé, o que deve dar uma ideia da forma como o genoma do Neandertal se diferencia do dos homens de hoje.

Os trabalhos foram apresentados nesta quinta-feira, ao mesmo tempo, na Alemanha e em Chicago, no primeiro dia da conferência anual da Associação Americana para a Promoção da Ciência (AAAS).

Veja on line
12 de fevereiro de 2009

Outros links:
Instituto Max-Planck de Antropologia Evolucionária
Neanderthal - Wikipedia

Postagens mais visitadas deste blog

Religião - Evangélicos em Juiz de Fora

Evangélicos já são 20% da população em Juiz de Fora FOTO Olavo Prazeres 30-10-07 : ritual de emancipação espiritual Comunidade Igreja em Células Renata Brum Tribuna de Minas Os evangélicos já representam um quinto da população de Juiz de Fora. Levantamento realizado pelo Conselho de Pastores (Conpas) considerando números repassados pelas lideranças de todas as igrejas, mostra que, em 2002, os evangélicos representavam 13,15% da população do município, ou seja, cerca de 60 mil. Hoje, o número já ultrapassa a marca dos cem mil seguidores, distribuídos em 900 templos e comunidades (1ª página). Juiz de Fora assiste a uma explosão do número de evangélicos nos últimos anos. A participação dos crentes na comunidade quadruplicou saltando de 5%, em 1992, para 20%, nos dias atuais. O levantamento realizado pelo Conselho de Pastores (Conpas) - que leva em consideração os índices repassados pelas lideranças de todas as igrejas - mostra que, em 2002, os evangélicos representavam 13,15% da populaç

PNE define meta de investimento em educação em 8% do PIB

PNE define meta de investimento em educação em 8% do PIB Proposta do relator fica entre os 7% defendido pelo governo e os 10% pedido por estudantes Agência Brasil        Publicado: 5/12/11 - 18h31   BRASÍLIA – Após uma complicada negociação com o governo, o relator do Plano Nacional da Educação (PNE) na Câmara dos Deputados, Angelo Vanhoni (PT-PR), definiu em 8% do Produto Interno Bruto (PIB) a meta de investimento público na área que deverá ser cumprida no prazo de dez anos. O texto foi protocolado hoje (5) por Vanhoni. Com isso, aumenta a previsão do investimento em educação em relação à proposta inicial apresentada pelo governo que previa a aplicação de 7% do PIB no setor. Atualmente o Brasil investe 5% do PIB em educação. A apresentação do relatório do PNE foi adiada várias vezes nas últimas semanas porque não havia acordo sobre a meta de investimento. Boa parte das 3 mil emendas apresentadas ao projeto de lei pediam a alteração do patamar para 10% do PIB. O índice também é defend

Senado pode decidir este ano se ensino fundamental público será em tempo integral

Fonte: odiariodaregiao.com O poder público poderá ser obrigado a oferecer ensino fundamental em tempo integral. Pronta para ser votada em Plenário, essa proposta ( PEC 94/03 ) muda dois artigos da Constituição e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para que a mudança ocorra de forma gradual. Autor do texto, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) o defende com o argumento de que as medidas sociais mais eficientes contra a criminalidade são a distribuição de renda e a educação. Ele considera urgente instalar-se no país a escola em tempo integral, providência que, em sua opinião, reúne "todas as qualidades das melhores iniciativas contra o analfabetismo, a miséria, a violência e a chaga do milênio, as drogas". Tramitando há nove anos no Senado, a proposta passou duas vezes pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa. Ali, foi reconhecido que a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos