Segundo relatório do THE PEW FORUM a população islâmica mundial deve continuar a crescer nas próximas décadas, ainda que com taxa menor do que a atual. O relatório traça uma radiografia detalhada da situação populacional do islã no mundo, mostrando as regiões de maior densidade populacional islâmica. Nesse aspecto vale a pena conferir o mapa interativo da população mundial islâmica (mapa interativo). Na América Latina a Argentina é o país com maior população islâmica, com cerca de 1milhão de mulçumanos. Em segundo lugar vem o Brasil, com 204 mil e o México com 111 mil mulçumanos.
FROM THE PEW FORUM
A população do mundo muçulmano deverá experimentar um aumento de cerca de 35% nos próximos 20 anos, passando de 1,6 bilhões em 2010 para 2,2 bilhões até 2030, segundo novas projeções populacionais pelo Fórum Pew Research Center sobre Religião e Vida Pública.
Globalmente, a população muçulmana deverá crescer em cerca de duas vezes a taxa da população não-muçulmana nas próximas duas décadas - uma taxa média de crescimento anual de 1,5% para os muçulmanos, em comparação com 0,7% para os não-muçulmanos.
Se as tendências atuais continuarem, os muçulmanos formarão 26,4% do total da população mundial projetada para 8,3 bilhões em 2030, acima dos 23,4% da população mundial estimada para 2010 de 6,9 bilhões.
Embora a população muçulmana mundial deva crescer a uma taxa mais rápida do que a população não-muçulmana, para a população muçulmana, no entanto, é esperado um crescimento num ritmo mais lento nos próximos dois anos do que aconteceu nas últimas duas décadas.
De 1990 a 2010, a população muçulmana mundial cresceu a uma taxa média anual de 2,2%, em comparação com a taxa projetada de 1,5% para o período 2010-2030.
RELATÓRIO COMPLETO
PARA LER MAIS SOBRE O ISLÃ: O Islamismo é tolerante