Apple supera Google e vira a marca global mais valiosa - Economia - MSN Estadão
CORRESPONDENTE / NOVA YORK
A Apple se tornou a marca mais valiosa do mundo, superando o Google, com um valor estimado de US$ 153,2 bilhões. O ranking das marcas globais mais valiosas, elaborado pela consultoria Milward Brown e publicado pela BrandZ, inclui também a Petrobrás (61.ª), o Itaú (90.ª) e o Bradesco (98.ª) entre as cem maiores do mundo.
Ao todo, 12 empresas são chinesas, e uma indiana, além das três brasileiras, indicando um aumento na importância dos Brics. 'É um reflexo do crescimento desses mercados', afirma a publicação. Na América Latina, a Petrobrás lidera, com o Itaú em terceiro, Bradesco em quarto, Natura em sexto, Skol em sétimo e Brahma no oitavo lugar. As outras duas não brasileiras entre as oito maiores da região são as mexicanas Telcel (2.º) e Corona (5.º).
'A crescente representação de marcas brasileiras reflete a robusta expansão da economia do Brasil, com o PIB crescendo cerca de 7%, e o otimismo em relação ao compromisso do novo governo de conter a inflação e reduzir os problemas sociais', afirma o estudo.
De acordo com a BrandZ, um dos pontos a se destacar no Brasil é a preferência por marcas internacionais em relação às domésticas. 'O Brasil é o segundo maior mercado para a Louis Vuitton', diz o estudo. 'Essa preferência se deve a uma insegurança residual da luta brasileira como economia emergente. Porém, em certas categorias, marcas importadas não possuem apelo quando comparadas aos líderes brasileiros. Não é surpresa que no país do samba, futebol e cerveja, os brasileiros prefiram Skol, Brahma e outras marcas locais', acrescenta o estudo.
A Petrobrás, diz o estudo, é favorecida por sua associação com o Brasil e os brasileiros. Também favorecem os empregos que a empresa cria 'e suas contribuições financeiras para a sociedade'. A petroleira ficou em terceiro lugar na área de energia, à frente da BP e atrás apenas da ExxonMobil e da Shell, com valor de US$ 13,4 bilhões.
A Skol foi a quinta e a Brahma, a nona entre as cervejas. Já o Itaú e o Bradesco foram beneficiados pela emergente classe média, 'que deve começar a buscar créditos nesses bancos'. O estudo ainda ressalta a abertura de agências bancárias em favelas. A Skol, Natura e Brahma também ficaram entre as dez no ranking 'eu amo a minha marca'.
Facebook. Quatro das cinco maiores marcas globais são da área de tecnologia - Apple, Google, IBM e Microsoft. Apenas o McDonald's não faz parte do setor entre as primeiras colocadas. Apesar disso, segundo o estudo, a valorização de 17% nas marcas globais no último ano se deveu a um crescimento maior na área de fast-food e luxo. Ao todo, as cem maiores empresas teriam um valor de US$ 2,4 trilhões.
O ranking coloca ainda o Facebook como a marca que mais cresceu ao longo de 2010. Ao todo, a valorização foi de 246%, colocando a empresa na 35.ª colocação. No anterior, o site de relacionamentos nem integrava a lista das cem. A Skol foi a sexta que mais aumentou seu valor (68%), com a Petrobrás ficando na 12.ª colocação, com 39%.
Uma das surpresas do estudo, de acordo com a BrandZ, foi a Amazon ter superado o Walmart como a maior marca de vendas no varejo do mundo, em um sinal de que as vendas pela internet começam a ganhar mais destaque do que as em espaços físicos, como as lojas do gigantesco varejista americano. Outra foi a Diet Coke ultrapassar a Pepsi no ranking dos refrigerantes, em um duro golpe na concorrente da Coca-Cola.
Por Gustavo Chacra, estadao.com.br, Atualizado: 10/5/2011 0:08
FONTE:
CORRESPONDENTE / NOVA YORK
A Apple se tornou a marca mais valiosa do mundo, superando o Google, com um valor estimado de US$ 153,2 bilhões. O ranking das marcas globais mais valiosas, elaborado pela consultoria Milward Brown e publicado pela BrandZ, inclui também a Petrobrás (61.ª), o Itaú (90.ª) e o Bradesco (98.ª) entre as cem maiores do mundo.
Ao todo, 12 empresas são chinesas, e uma indiana, além das três brasileiras, indicando um aumento na importância dos Brics. 'É um reflexo do crescimento desses mercados', afirma a publicação. Na América Latina, a Petrobrás lidera, com o Itaú em terceiro, Bradesco em quarto, Natura em sexto, Skol em sétimo e Brahma no oitavo lugar. As outras duas não brasileiras entre as oito maiores da região são as mexicanas Telcel (2.º) e Corona (5.º).
'A crescente representação de marcas brasileiras reflete a robusta expansão da economia do Brasil, com o PIB crescendo cerca de 7%, e o otimismo em relação ao compromisso do novo governo de conter a inflação e reduzir os problemas sociais', afirma o estudo.
De acordo com a BrandZ, um dos pontos a se destacar no Brasil é a preferência por marcas internacionais em relação às domésticas. 'O Brasil é o segundo maior mercado para a Louis Vuitton', diz o estudo. 'Essa preferência se deve a uma insegurança residual da luta brasileira como economia emergente. Porém, em certas categorias, marcas importadas não possuem apelo quando comparadas aos líderes brasileiros. Não é surpresa que no país do samba, futebol e cerveja, os brasileiros prefiram Skol, Brahma e outras marcas locais', acrescenta o estudo.
A Petrobrás, diz o estudo, é favorecida por sua associação com o Brasil e os brasileiros. Também favorecem os empregos que a empresa cria 'e suas contribuições financeiras para a sociedade'. A petroleira ficou em terceiro lugar na área de energia, à frente da BP e atrás apenas da ExxonMobil e da Shell, com valor de US$ 13,4 bilhões.
A Skol foi a quinta e a Brahma, a nona entre as cervejas. Já o Itaú e o Bradesco foram beneficiados pela emergente classe média, 'que deve começar a buscar créditos nesses bancos'. O estudo ainda ressalta a abertura de agências bancárias em favelas. A Skol, Natura e Brahma também ficaram entre as dez no ranking 'eu amo a minha marca'.
Facebook. Quatro das cinco maiores marcas globais são da área de tecnologia - Apple, Google, IBM e Microsoft. Apenas o McDonald's não faz parte do setor entre as primeiras colocadas. Apesar disso, segundo o estudo, a valorização de 17% nas marcas globais no último ano se deveu a um crescimento maior na área de fast-food e luxo. Ao todo, as cem maiores empresas teriam um valor de US$ 2,4 trilhões.
O ranking coloca ainda o Facebook como a marca que mais cresceu ao longo de 2010. Ao todo, a valorização foi de 246%, colocando a empresa na 35.ª colocação. No anterior, o site de relacionamentos nem integrava a lista das cem. A Skol foi a sexta que mais aumentou seu valor (68%), com a Petrobrás ficando na 12.ª colocação, com 39%.
Uma das surpresas do estudo, de acordo com a BrandZ, foi a Amazon ter superado o Walmart como a maior marca de vendas no varejo do mundo, em um sinal de que as vendas pela internet começam a ganhar mais destaque do que as em espaços físicos, como as lojas do gigantesco varejista americano. Outra foi a Diet Coke ultrapassar a Pepsi no ranking dos refrigerantes, em um duro golpe na concorrente da Coca-Cola.
Por Gustavo Chacra, estadao.com.br, Atualizado: 10/5/2011 0:08
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