FONTE: MSN Tecnologia
Cálculo da Gartner Research coloca país no segundo posto no mercado de TI entre nações emergentes
Brasil fica atrás apenas da China entre os países emergentes em gastos com TI
Líder mundial em pesquisa sobre tecnologia, o Gartner apresentou nesta terça-feira (14) em São Paulo uma projeção sobre os gastos de usuários finais de TI no Brasil. Segundo a estimativa, o valor deve chegar a R$ 101,3 bilhões este ano, ou 9,6% do PIB do país.
Ainda de acordo com o grupo, a taxa de gastos com TI na relação com o PIB está acima da média de 6,1% para todos os países do chamado Bric – Brasil, Rússia, Índia e China.
No Brasil, os gastos com TI são mais que o dobro do registrado na Rússia e ultrapassam em 33% o esperado para a Índia. Atual décima maior economia do mundo, o País é o segundo maior mercado de TI entre as nações emergentes, ficando atrás apenas da China.
"Como percentagem do PIB, os gastos de TI no Brasil estão crescendo mais rapidamente do que na Rússia, Índia e China, porque a TI é difundida entre as organizações de grande porte e empresas de pequeno e médio porte, governo e todos os segmentos de consumo", informa Peter Sondergaard, vice-presidente sênior do Gartner Research. O executivo destaca a diferença entre os mercados: "Isso é diferente de outros países dos Brics, como a Índia, onde os gastos de TI são cocentrados principalmente em serviços e como a China, onde a concentração é em grande projetos de TI do governo central."