Pular para o conteúdo principal

Investimento de 10% do PIB ficaram foram do relatório do PNE

Sistema Nacional de Educação e investimento de 10% do PIB ficam fora do relatório do PNE

Publicado em 08/12/2011 
 

O relator da proposta que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), apresentou na terça-feira (6) seu substitutivo ao projeto do Executivo. O documento não sofreu alterações em relação às demandas dos trabalhadores em educação do setor privado de ensino e propõe apenas 8% do investimento do Produto Interno Bruto para educação, contrariando a proposta dos movimentos sociais de 10% para o setor.


Posição da CONTEE
Além da questão do financiamento, a CONTEE destaca ainda que o relatório apresentado não levou em conta nenhuma das propostas que dizem respeito aos interesses diretos dos trabalhadores em educação do setor privado de ensino. Nem mesmo a emenda que instituía o Sistema Nacional de Educação – tema central e principal deliberação da Conferência Nacional de Educação
.
A CONTEE centralizou defesa da bandeira do Sistema Nacional de Educação no PNE, lançando campanha específica sobre o tema, por entender que a instituição do Sistema seria essencial para a necessária regulamentação do setor privado, bem como forma efetiva de garantir a qualidade da educação. Entretanto, a questão não foi contemplada.

Outro ponto de grande preocupação da Confederação refere-se à proposta de cálculo do investimento público no novo PNE. O relatório do Vanhoni muda o parâmetro de análise do cumprimento da meta de aplicação no setor: de “investimento público” em educação para “investimento público total”. Este inclui mais valores em sua soma, como as verbas destinadas a bolsas de estudo e financiamento estudantil, ou seja, transferências de verbas do setor público para o privado.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) mostram que, em 2009, o investimento público total em educação chegou a 5,7% do PIB – cerca de 0,7 ponto percentual a mais que o investimento público na área. Dessa forma, com a mudança de indicador, a diferença entre o que é aplicado hoje e a meta a ser alcançada ao longo do PNE seria de cerca de 2,3 pontos percentuais – não de 3 pontos percentuais se o indicador menos abrangente continuasse a ser utilizado.

Para o relator, a mudança de indicador não deve alterar os objetivos do plano. “As metas estão definidas no plano e deverão ser executadas com esses recursos. São metas de expansão do ensino e de melhoria da qualidade e isso independe do índice que será adotado”, argumentou.

A CONTEE vê com preocupação os encaminhamentos do novo PNE e já está mobilizada, em uma grande força tarefa em Brasília, para que as emendas elaboradas pela entidade e as demais bandeiras apoiadas pela entidade sejam novamente apresentadas e, desta vez, incorporadas ao PL.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) declarou que reconhece o esforço da Comissão Especial no sentido de negociar com a sociedade as metas propostas pelo Poder Executivo ao Plano Nacional de Educação. “Contudo, a estrutura do documento ainda não permite garantir mudanças substanciais nas políticas públicas educacionais, com vistas a atingir um projeto de educação nacional, com qualidade e equidade, sobretudo em razão de omissões na área do financiamento público e da perspectiva de construção do sistema nacional de educação”.

Segundo Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a entidade já está trabalhando a questão dos 10% do PIB com diversos parlamentares. “Nos próximos dias, divulgaremos uma planilha apontando os problemas no cálculo feito por Vanhoni, sugerindo meios para que alcancemos o índice adequado para elevar a qualidade da educação no país”. “A gente busca 10% de investimento direto em educação. Qualquer número abaixo disso não atende as expectativas nem a demanda que o país precisa atender”, finalizou.

Para a nova presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Manuela Braga, a meta não é suficiente para resolução dos problemas e melhoria da educação do país. “Continuamos com a nossa luta a favor de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB), para que possamos ter uma educação digna no nosso país.”

A União Nacional dos Estudantes tem a mesma posição. “Para a gente, 8% do PIB são insuficientes. O Brasil ultrapassou a Itália e já é a sétima economia do mundo, nos próximos anos vai ser a quinta do mundo. Mas, nos rankings internacionais, como o da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] ficamos em 88° na qualidade da educação. Apesar da crise internacional, o Brasil cresce acima da média mundial, entendemos que esse é o momento para combater as desigualdades educacionais historicamente instituídas”, defende o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

Durante a apresentação do relatório, parlamentares defenderam o índice de 10% do PIB para educação. Para a deputada Dorinha Rezende (DEM-TO), “os deputados têm o poder de fazer valer os 10%”. Já Alice Portugal (PCdoB-BA) considera que para isso é preciso pressão social pela força dos movimentos e pela repercussão na mídia para que o Congresso aprove os 10% do PIB. “Falando em português claro, pra nós é 10%, mas é preciso que o movimento social se coloque de verdade”, declarou. Na mesma linha, o presidente da Comissão Especial do PNE, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), fez questão de dizer que todos ali presentes querem 10%. “Aqui, não há quem não seja 10%. Mas há outros pormenores que estão em jogo”, afirmou.

Prazos
O relatório foi apresentado à comissão especial na terça-feira (6), mas foi protocolado no colegiado na segunda (5). Por isso, nesta quarta já começou a contar o prazo de cinco sessões da Câmara para que os deputados da comissão especial ofereçam emendas ao substitutivo. Após essa etapa, Vanhoni deverá apresentar um novo relatório.

O objetivo do relator é que o texto seja votado pela comissão especial ainda este ano. Como tramita de forma conclusiva, o projeto, se for aprovado pelo colegiado, seguirá diretamente para o Senado, a não ser que haja recurso de 51 deputados para votação em Plenário.

Clique aqui e acesse a íntegra do substitutivo do deputado Angelo Vanhoni ao PL 8035


Da redação com informações da Agência Câmara, Agência Brasil, CNTE e Campanha.

Postagens mais visitadas deste blog

Religião - Evangélicos em Juiz de Fora

Evangélicos já são 20% da população em Juiz de Fora FOTO Olavo Prazeres 30-10-07 : ritual de emancipação espiritual Comunidade Igreja em Células Renata Brum Tribuna de Minas Os evangélicos já representam um quinto da população de Juiz de Fora. Levantamento realizado pelo Conselho de Pastores (Conpas) considerando números repassados pelas lideranças de todas as igrejas, mostra que, em 2002, os evangélicos representavam 13,15% da população do município, ou seja, cerca de 60 mil. Hoje, o número já ultrapassa a marca dos cem mil seguidores, distribuídos em 900 templos e comunidades (1ª página). Juiz de Fora assiste a uma explosão do número de evangélicos nos últimos anos. A participação dos crentes na comunidade quadruplicou saltando de 5%, em 1992, para 20%, nos dias atuais. O levantamento realizado pelo Conselho de Pastores (Conpas) - que leva em consideração os índices repassados pelas lideranças de todas as igrejas - mostra que, em 2002, os evangélicos representavam 13,15% da populaç

PNE define meta de investimento em educação em 8% do PIB

PNE define meta de investimento em educação em 8% do PIB Proposta do relator fica entre os 7% defendido pelo governo e os 10% pedido por estudantes Agência Brasil        Publicado: 5/12/11 - 18h31   BRASÍLIA – Após uma complicada negociação com o governo, o relator do Plano Nacional da Educação (PNE) na Câmara dos Deputados, Angelo Vanhoni (PT-PR), definiu em 8% do Produto Interno Bruto (PIB) a meta de investimento público na área que deverá ser cumprida no prazo de dez anos. O texto foi protocolado hoje (5) por Vanhoni. Com isso, aumenta a previsão do investimento em educação em relação à proposta inicial apresentada pelo governo que previa a aplicação de 7% do PIB no setor. Atualmente o Brasil investe 5% do PIB em educação. A apresentação do relatório do PNE foi adiada várias vezes nas últimas semanas porque não havia acordo sobre a meta de investimento. Boa parte das 3 mil emendas apresentadas ao projeto de lei pediam a alteração do patamar para 10% do PIB. O índice também é defend

Senado pode decidir este ano se ensino fundamental público será em tempo integral

Fonte: odiariodaregiao.com O poder público poderá ser obrigado a oferecer ensino fundamental em tempo integral. Pronta para ser votada em Plenário, essa proposta ( PEC 94/03 ) muda dois artigos da Constituição e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para que a mudança ocorra de forma gradual. Autor do texto, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) o defende com o argumento de que as medidas sociais mais eficientes contra a criminalidade são a distribuição de renda e a educação. Ele considera urgente instalar-se no país a escola em tempo integral, providência que, em sua opinião, reúne "todas as qualidades das melhores iniciativas contra o analfabetismo, a miséria, a violência e a chaga do milênio, as drogas". Tramitando há nove anos no Senado, a proposta passou duas vezes pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa. Ali, foi reconhecido que a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos